SERES MITOLÓGICOS: SEREIAS

Blog de lunartes :PENSAMENTO POSITIVO, SERES MITOLÓGICOS: SEREIAS

Sereia (do grego antigo: Σειρῆνας) é um ser mitológico, parte mulher e parte peixe (ou pássaro, segundo vários escritores e poetas antigos). É provável que o mito tenha tido origem em relatos da existência de animais com características próximas daquela que, mais tarde foram classificados como sirénios. Filhas do rio Achelous e da musa Terpsícore, tal como as harpias, habitavam os rochedos entre a ilha de Capri e a costa da Itália.

Eram tão lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes dos navios que passavam por ali para os navios colidirem com os rochedos e afundarem. Odisseu, personagem da Odisséia de Homero, conseguiu salvar-se porque colocou cera nos ouvidos dos seus marinheiros e amarrou-se ao mastro de seu navio, para poder ouvi-las sem poder aproximar-se.

As sereias representam na cultura contemporânea o sexo e a sensualidade. Na Grécia Antiga, porém, os seres que atacaram Odisseu eram na verdade, retratados como sendo sereias, mulheres que ofenderam a deusa Afrodite e foram viver numa ilha isolada. Se assemelham às harpias, mas possuem penas negras, uma linda voz e uma beleza única.

Algumas das sereias citadas na literatura clássica são:

Pisinoe (Controladora de Mentes),

Thelxiepia (Cantora que Enfeitiça), Ligeia (Doce Sonoridade),

Aglaope,

Leucosia,

Parténope.

Segundo a lenda, o único jeito de derrotar uma sereia ao cantar seria cantar melhor do que ela. Em 1917, Franz Kafka escreveu o seguinte no conto O silêncio das sereias: As sereias, porém, possuem uma arma ainda mais terrível do que seu canto: seu silêncio.

Televisão e Cinema Em Saint Seiya, Tetis é uma sereia subordinada a Poseidon/Julian Solo. Também há o marina Sorento de Sirene, também subordinado a Poseidon.

Em One Piece, existe uma ilha aonde moram tritões e sereias, sendo que destas últimas apareceram duas: Kokoro, viúva do Carpinteiro Tom, e Caimie, amiga de Hachi. Foi revelado que, após os 30 anos de idade, as sereias ganham a habilidade de mudar sua cauda para duas pernas sempre que quiserem.

Em H2O: Just Add Water, no Brasil, H20 Meninas Sereias, é uma série australiana que conta a história de três garotas chamadas Cléo, Drika e Nanda que acidentalmente viram sereias ao se molharem. Assim, vivendo grandes confusões! No Brasil, é exibida pelo canal pago Boomerang e na Rede Record com exceção dos estados de SP, RJ e BA. Em Portugal, a série é exibida na Nickelodeon, na SIC e no Disney Channel onde a junção dos episódios da primeira temporada foi lançada como telefilme.

Em Splash um filme de 1984 a sereia Madison (Daryl Hannah), salva o jovem Allan Bauer(Tom Hanks) de um afogamento, já na idade adulta é Bauer que tem que salva - lá de pesquisadores.

Aquamarine é um filme de 2006, adaptado do livro homónimo da escritora Alice Hoffman. Duas amigas, Claire Brown(Emma Roberts) e Hailey Rogers (JoJo) encontram a sereia Aquamarine e decidem ajuda - lá a encontrar o seu verdadeiro amor, em troca ela realizara o maior desejo das meninas.

domingo 23 dezembro 2012 11:31 , em SERES MITOLÓGICOS



1 Fan


1 comentário(s)

  • cienciaemtudo Sex 11 Jan 2013 12:34
    Muito interessante! Fico fascinada por esses conteúdos. Tem um filme chamado Uma Sereia em Minha Vida, com Sher, Deni de Vito. Um conto de fadas moderno, apesar de ser meio antigo é uma graça. BJs, bom dia! Obg por compartilhar essas informações.


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.211.68.53) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para lunartes

Precisa estar conectado para adicionar lunartes para os seus amigos

 
Criar um blog